Vamos falar da importância da idade óssea!

Vamos falar da importância da idade óssea!

07/10/2020 às 19:03:32

 

O que é "idade óssea"? 


Podemos dizer que é o grau de maturação dos ossos de uma criança. Durante o crescimento, desde a vida fetal até se tornar um adulto jovem, os ossos do esqueleto mudam de tamanho e forma. Essas mudanças podem ser vistas no raio-X.


- A partir da idade óssea, pode-se ter uma melhor ideia do tempo que ainda resta para uma criança ou adolescente crescerem.
O amadurecimento esquelético pode ser diferente da idade cronológica e nem sempre representando um problema de saúde.

- Para a avaliação da radiografia da mão e do punho, o endocrinologista pediátrico analisa o número de ossos presentes, o formato desses ossos e o espaço entre os mesmos. Depois dessa análise, é realizado um laudo que mostra a “idade biológica” da criança.

A idade óssea é considerada atrasada quando há uma diferença de 1,5 a 2 anos em relação à idade cronológica (idade real).

Em uma criança saudável, isso indica que ela apresentará o início da puberdade mais tarde, dessa forma, a fase de maior crescimento que é chamado de "estirão puberal" demora mais para acontecer.

Caso a idade óssea esteja atrasada mais de 2 anos em relação à idade cronológica, é importante o acompanhamento de um Endocrinologista Pediátrico, para investigar as causas.

Existe também a possibilidade da idade óssea estar 1,5 a 2 anos adiantada. Essa é uma situação que precisa de atenção, pois pode acontecer o quadro de puberdade precoce, na qual meninas entram antes dos 8 anos e meninos antes dos 9 anos de idade. Nesse caso também é necessário o acompanhamento de perto.

Comenta aqui embaixo: você sabia sobre a importância da idade óssea?

 

Rua Professor Carlos Lobo, 263, Parque Manibura
 (85) 3051-1127
Fortaleza - CE